Frei Luis Amigó


Uma semente que cresce e dá frutos: José Maria Amigó e Ferrer, o apóstolo da juventude, nasceu em Masamagrell (Valência – Espanha) no dia l7 de outubro de 1854. “O fundo do seu ser a Paz; suas vestes, a humildade; sua vida, o correr manso de um rio sem declives nem transbordamentos”

Santa Clara


Nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de julho de 1194, e falecida no mesmo local em 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana.

São Francisco


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 1 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália.

Sagrada Família


Colocar os nomes de Jesus, Maria, José, à primeira criança que batizei, e sendo esta uma criança abandonada, me fez entender como um anúncio da fundação, que mais tarde tornou-se a congregação de Sagrada Família...(OCLA 51).

MLA – Movimento Leigo Amigoniano

NOSSO PAI FUNDADOR NÃO MORREU, ESTÁ VIVO ATRAVÉS DE SEUS SEGUIDORES!

O Movimento Laical Amigoniano – MLA – surge como uma associação internacional pública aprovada pela Igreja como tal em 2002 que já vinha funcionando como “grupos amigonianos”, participando do carisma e missão das Irmãs Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família.

Este movimento – MLA – se insere na grande FAMÍLIA AMIGONIANA formada por todas as pessoas simpatizantes, colaboradores (as) que se comprometem a viver sua vida cristã a partir do carisma de Luis Amigó junto às duas Congregações fundadas por ele: Irmãs Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família e Religiosos Terciários Capuchinhos de Nossa Sra. das Dores, respondendo assim o sentir da Igreja que nos convida a partilhar e enriquecer os carismas que o Espírito dá para o bem comum e o crescimento do Reino de Deus.

Identidade

Os leigos amigonianos são cristãos chamados pelo Espírito a partir de sua vocação secular a seguir a Jesus Cristo segundo o estilo do padre Luis Amigó.
O modelo de vida é a família de Nazaré e como ela vivem em atitude de amor compartido, co-responsabilidade, alegria e serviço testemunhado com a vida, o amor a Deus e aos irmãos.

Missão

O compromisso apostólico é uma das fortes exigências da condição dos leigos amigonianos. Acolhendo o chamado universal à santidade tornam presente a Jesus Cristo nas realidades sociais que vivem, participando ativamente na missão evangelizadora da Igreja desde sua condição de batizados.

No contexto sócio, político onde se encontram, como “Zagais do Bom Pastor” expressam com sua conduta as atitudes do amor misericordioso de Deus, como nos propõe Luis Amigó, especialmente com os mais pobres, entre eles as crianças e jovens, a defesa da justiça, dos direitos humanos e sendo construtores de paz em seu próprio ambiente familiar e social.

Espiritualidade

Inspiram e alimentam sua espiritualidade na Palavra de Deus meditada diariamente, na frequência aos sacramentos, no amor à Virgem Maria, na doutrina da Igreja, desde a espiritualidade franciscana – amigoniana. Todos os membros da família: mulheres, homens, crianças, são acolhidas no MLA: Cada grupo vive seus compromissos de acordo com sua idade e possibilidades.

“Na união está o segredo de nossa força”! (Const. 32).

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>