Frei Luis Amigó


Uma semente que cresce e dá frutos: José Maria Amigó e Ferrer, o apóstolo da juventude, nasceu em Masamagrell (Valência – Espanha) no dia l7 de outubro de 1854. “O fundo do seu ser a Paz; suas vestes, a humildade; sua vida, o correr manso de um rio sem declives nem transbordamentos”

Santa Clara


Nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de julho de 1194, e falecida no mesmo local em 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana.

São Francisco


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 1 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália.

Sagrada Família


Colocar os nomes de Jesus, Maria, José, à primeira criança que batizei, e sendo esta uma criança abandonada, me fez entender como um anúncio da fundação, que mais tarde tornou-se a congregação de Sagrada Família...(OCLA 51).

Espaço Vocacional

6No dia 18 de julho de 1936, inicia-se a “Guerra Civil Espanhola”, que durará até abril de 1939. Caracterizou-se por uma sangrenta perseguição religiosa e ódio pela fé. Como conseqüência foram profanados e queimadas igrejas, muitos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos comprometidos, foram torturados e mortos, somente por professar a fé cristã. Entre este grande grupo encontra-se 4 Terciárias Capuchinhas e 18 Terciários Capuchinhos e 1 leiga amigoniana.

Breve Histórico

No dia 21 de agosto de 1936 foram detidas e submetidas a duros trabalhos, maus tratos, desprezos e humilhações, as Irmãs Rosário e Serafina, no dia seguinte foram fuziladas na rua Puzol. A irmã Rosário, sempre corajosa até o martírio, dirigiu-se ao seu algoz e tirando a aliança lhe disse: “Toma, te dou em sinal de que te perdôo“. O soldado regressou impressionado dizendo : “matamos uma santa, matamos uma santa”.

No dia 27 de setembro, no cemitério de Gilet, após sofrer humilhações e sofrimentos, morre a Irmã Francisca. Antes de receber o tiro de misericórdia disse aos seus algozes”Esperam um momento, lhes direi umas palavras, que Deus lhes perdoe como eu os perdoo” e gritando:Viva Cristo Rei caiu gloriosamente.

Oração pra alcançar graça por intercessão das irmãs Rosário de Soano, Serafina de Ochovi e Francisca de Rafelbuñol:

Ó Pai, todo poderoso, Pastor Eterno, te damos graças pela fortaleza que conscedestes as tuas servas Rosário, Serafina e Francisca, para entregar generosamente seu sangue em fidelidade a Cristo e a sua vocação de Terciárias Capuchinhas.Digna-te glorificar tus servas na terra, se form para tua maior glória. E pela intercessão delas concede-me a graça que te suplico com fé. O que te pedimos também pela intecessão da Sagrada Família de Nazareth, Jesus ,Maria e José. A ti que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

cap


IRMÃ INÊS ARANGO – ESTA É A LINGUAGEM DO AMOR QUE TODOS ENTENDEM
Livro: “Arriscar sua vida para o Evangelho” de Maria Rufino Grandez OFMCap

Em 21 de julho de 1987 caíram na selva Amazônica Equatoriana,perfurados pelas lanças dos índios Tagaeri, dois dedicados missionários: o Bispo Alejandro Labaka, bispo do Vicariato Apostólico de Aguarico, e Irmã Inês Arango, das Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família, ele espanhol e ela colombiana.
A Irmã Inês, juntamente com o Bispo Labaka morreram como heróis, testemunhando com sua vida sua opção por Jesus Cristo, na defesa dos humildes, sem prêmios, sem medalhas. O grande segredo deles é germinar nas suas histórias de vida a fidelidade ao carisma que tinham recebido desde seus primeiros anos, o carisma missionário.

A graça deste martírio é a recompensa que o Senhor lhes concedara pela coerência de vida, pela fidelidade à ação de Deus neles . Sobre o martírio da Irmã Inês, a nossa Superiora Geral escreveu, este fato nos leva a um profundo questionamento … Quais são realmente os fundamentos sobre os quais construímos nossas vidas? Quais são nossos conceitos de realização “pessoal”?

Dom Alejandro e a Irmã Inês sentia-se “A voz dos sem voz” defensores das minorias étnicas que se sentem oprimidos e privados de suas terras pela exploração do petróleo e pela invasão dos grileiros … Ambos missionários estavam procurando um equilíbrio entre a proteção dos povos indígenas do país e do progresso … optaram pelos mais fracos: não foram mortos por ódio, mas em auto-defesa, estes indígenas acreditava que seriam atacados.

Irmã Inês consciente do perigo que correria, tomando esta postura de proximidade desta tribo,qualquer sacrifício ou privação lhe parecia importante se fosse pelos indígenas, porque ela os amava intensamente, e manifestou a poucos dias antes de sua morte “seria feliz para morrer por eles …

Amém.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>