Frei Luis Amigó


Uma semente que cresce e dá frutos: José Maria Amigó e Ferrer, o apóstolo da juventude, nasceu em Masamagrell (Valência – Espanha) no dia l7 de outubro de 1854. “O fundo do seu ser a Paz; suas vestes, a humildade; sua vida, o correr manso de um rio sem declives nem transbordamentos”

Santa Clara


Nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de julho de 1194, e falecida no mesmo local em 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana.

São Francisco


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 1 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália.

Sagrada Família


Colocar os nomes de Jesus, Maria, José, à primeira criança que batizei, e sendo esta uma criança abandonada, me fez entender como um anúncio da fundação, que mais tarde tornou-se a congregação de Sagrada Família...(OCLA 51).

Espaço Vocacional

 

cap2O Serviço de Animação Vocacional – SAV – é missão da pastoral da Igreja, assumindo o compromisso de ajudar as jovens descobrirem o Plano de Deus em suas vidas e responderem com generosidade o CHAMADO.

Através do DESPERTARDISCERNIRACOMPANHARCULTIVAR as Irmãs Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família QUEREM AJUDAR VOCE JOVEM na descoberta e na resposta ao chamado que JESUS FAZ para se torna discípulas missionárias na evangelização da humanidade.

O Papa Francisco foi incisivo no convite vocacional a toda a JUVENTUDE – “NÃO TENHAM MEDO DE RESPONDER AO CHAMADO DE JESUS”.

INICIAÇÃO A VIDA DE TERCIÁRIA CAPUCHINHA

As jovens que sentem o chamado a seguir a Jesus cristo como Terciárias Capuchinhas iniciam, em seu próprio ambiente e família, um processo de conhecimento e acompanhamento por parte da Irmã responsável, que vão alternando com a experiência de viver numa comunidade de TC.

Depois de seu  primeiro discernimento vocacional, inicia numa comunidade formativa, o período do Postulantado que dura de um a dois anos. Neste tempo  clarifica o chamado pessoal de seguir a Jesus cristo, o conhecimento de sua própria pessoa e da Congregação e as aptidões próprias necessárias como TC, sempre acompanhada da mestra, a comunidade e o próprio grupo.

cap3

Depois deste período intenso no qual se deu a solidez da sua vocação humana-crista passa a uma etapa de formação intensa e específica chamada NOVICIADO que dura dois anos.

E uma etapa fundamental onde  aprende a centrar sua vida em Deus, a conhecer e aprofundar sua relação com Jesus cristo, assimila o carisma e a espiritualidade  da Congregação e se prepara para consagrar-se a Deus.

Quando está decidida,  livre e gozosa faz sua profissão e se compromete, mediante os votos de obediência, pobreza e castidade,  por m período temporal de um ano que irá renovando até sua consagração definitiva.

No período dos votos temporários chamado JUNIORATO a jovem continua afiançando sua vocação, sua formação, alternando com a experiência de vida fraterna onde comparte com as demais irmãs a fé e a missão que a ela se encomenda.

A formação da Terciária Capuchinha dura toda a vida, para responder a novidade do chamado sempre novo do Senhor. O aprofundamento  da própria vocação é constante e de forma especial se intensifica nos tempos especiais  de renovação, organizados  com periodicidade

A oração- contemplação diária, a Eucaristia, a convivência em fraternidade, a missão entre os mais pobres como irmã menor, desde uma espiritualidade franciscana-amigoniana são os eixos que sustentam a resposta generosa que buscamos dar a cada dia e em qualquer situação ao Senhor e aos irmãos.

Se fores jovem, se queres dar sentido a tua vida, se a pessoa de Jesus te fascina, se queres doar-te inteiramente ao serviço dos pobres, Fale Conosco!

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>